Comitê de Crise ou Sala de Guerra?

Uma estrutura para cada cliente;
porque cada cliente, cada empresa e cada momento são únicos!

A atual pandemia exige de todas as empresas e de todos os negócios uma postura diferente e ainda mais focada em resultados. Resultados estes que já eram um desafio antes deste isolamento, se tornam agora questão de sobrevivência.

Muito se tem falado em gestão da crise, Comitê de Crise, Sala de Guerra, ações para a retomada, etc. Fato é que as empresas precisam ter muito discernimento do que precisa ser feito, a começar pela “estruturação” de um Comitê de Crise ou de uma Sala de Guerra.

A estruturação de uma sala de guerra depende de 3 fatores, a saber: do momento da empresa e do mercado, da existência de um planejamento estratégico anterior à sua estruturação e, principalmente, do diagnóstico prévio.

A sala de guerra (em condições normais!) deve ser uma das ferramentas que une o Planejamento Estratégico à Gestão Diária do Negócio.

Deve ser entendida com as seguintes vertentes: a gestão do dia a dia do negócio, a gestão de um projeto específico ou a gestão de crise, como o momento pelo qual passamos agora. Ou seja: o foco atual e de maior peso é o momento do mercado, mas este não pode ser visto de forma isolada e não há solução ou caminho único para que uma empresa atravesse esta fase de forma segura e, principalmente, à termine fortificada.

Na estruturação de uma sala de guerra (ou de crise) a primeira ação a ser realizada é a elaboração de um diagnóstico. Rápido, mas preciso o suficiente e que informe tanto o fluxo de criação de valor da empresa como forneça um mapa de maturidade dos principais processos. Este é o ponto de partida. Com o primeiro analisam-se os desvios, determinam-se das causas-raízes, seguidas da elaboração e do monitoramento do plano de ação. Com o segundo determinam-se os potenciais de melhoria. Finalmente a revisão do planejamento estratégico se torna uma consequência deste ciclo.

O conceito da “Sala de Guerra” é simples: reunir em um único local as pessoas e informações relevantes para a definição da estratégia, monitoramento das ações e tomada de decisões de forma organizada, contínua e disciplinada. A realização das tarefas acontece em um nível operacional.

O desafio está em definir o caminho crítico, que para cada organização é único, como mencionamos no título do texto.

Nos dois níveis, o conceito de Sala de Guerra desenvolvido pela Aktos permite que as melhores competências individuais trabalhem de forma sinérgica e alinhadas às demandas da empresa. Neste momento o foco é superar a pandemia com um retorno robusto às atividades e simultaneamente estar alinhado ao planejamento estratégico da empresa.


Em toda ameaça existe uma oportunidade!

Por Frank Sowade

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