Por que instalar um Comitê de Crise ou Sala de Guerra?

Foco, Ação e Monitoramento

Seguindo no assunto da necessidade imediata de preparar as empresas para o retorno, fase pós pandemia, descrevemos neste texto alguns benefícios da implementação de um comitê de crise e/ou uma sala de guerra.

Vamos direto ao ponto: o nome já diz tudo, seja comitê de crise ou sala de guerra:

Temos um grande problema!  … Ou um grande desafio!  … Com certeza uma grande oportunidade!

E não é amanhã ou no próximo mês; a situação está aí e é preciso agir AGORA!

Estruturada a Sala de Guerra, como mencionamos no texto anterior, os benefícios são muitos e não consigo imaginar a gestão de uma empresa em crise (interna ou externa) sem a formação estruturada de um comitê.

O primeiro grande aspecto da constituição de um comitê de crise e consequente estruturação de uma sala de guerra é a consciência que os gestores da empresa adquirem de que algo diferente precisa ser feito.

Outros benefícios a serem considerados são a centralização das informações de todas as áreas e a consequente tomada de decisão colegiada. Dispensa comentários.

Mais um ponto é o foco. Neste fórum são tratados os assuntos relevantes; ou seja: aqueles que farão com que a empresa de fato atravesse esta fase da maneira mais controlada possível, sempre com um olho no negócio e os dois no caixa.

Neste fórum serão decididas ações e estas ações terão o apoio de todos, consequentemente a implementação e a eficácia destas ações estarão em outro patamar.

Entre outros, não cabem mencionar todos aqui, está o monitoramento destas ações, não podemos comer a omelete se não quebrarmos o ovo antes. E aqui voltamos ao início do texto: fazer as coisas de forma diferente, quebrar tabus…

Todos estes aspectos unidos levam a uma transparência dentro da empresa que provavelmente nunca existiu.

Pense nisto e seja ágil!

Frank Sowade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *