Engajamento de colaboradores: entenda por que ele é importante para alavancar os seus resultados!

Pergunte a qualquer atleta de canoagem em equipes: mais importante que a velocidade das remadas individuais, é a sincronia entre os remadores. Pouco importa se o titular da posição é o melhor do esporte na atualidade: se ele não coordenar seus movimentos com seus colegas, a canoa nunca sairá do lugar e o tão sonhado pódio nunca chegará. 

Para que tudo isso dê certo, é preciso muito treinamento e sinergia entre os atletas. Ademais, é preciso que o técnico da equipe esteja sempre alerta e de olhos bem abertos, para identificar qualquer erro rapidamente e corrigir com ainda mais velocidade. 

O exemplo é esportivo, mas pode ser traduzido para o âmbito empresarial. Assim como nos esportes coletivos, pessoas engajadas, processos robustos e uma gestão eficaz geram resultados (nos respectivos casos, medalhas e lucros maiores). 

É extremamente comum que empresas contem com profissionais mais que qualificados em cada um de seus setores. O Financeiro faz milagres com pouco orçamento, o RH coordena as pessoas como ninguém e o Operacional cumpre todas suas tarefas com perfeição. Porém, por falta de sinergia e comunicação entre elas, muitas oportunidades são perdidas e a empresa estaciona em uma zona de conforto. O grande segredo das empresas de sucesso não está no funcionamento de cada um dos departamentos, mas sim na interface e sinergia entre cada um deles. Não é suficiente ter áreas excelentes se elas não conversarem entre si com uma interface forte, robusta e em constante atualização. 

A fórmula do sucesso, então, é uma só: uma estrutura funcional com departamentos alinhados com os objetivos da empresa e pessoas que estejam motivadas e engajadas para que isso aconteça. Cada indivíduo dentro de uma companhia deve saber a todo o momento para onde a empresa quer ir e, principalmente, qual a sua contribuição pessoal para que a empresa de fato chegue lá.

A partir desta sinergia entre departamentos, é possível iniciar planejamentos estratégicos. Acredite: sua empresa precisa de um planejamento estratégico, por mais simples que seja. Ele, porém, não pode ser apenas uma extrapolação do passado. Ele deve ser, na realidade, um olhar para o futuro buscando sempre maneiras de inovar, pois alcançamos resultados diferentes apenas quando buscamos processos diferentes e desafios.

Acima de tudo, porém, é importante lembrar que o grande pilar de transformação de uma empresa está na mudança da maneira que os colaboradores a enxergam. Todos precisam ser envolvidos e acreditar no objetivo da empresa e, assim, caminhar juntos. É neste momento que ideias novas aparecem, colaboradores buscam inovações e se dedicam ao máximo para aumentar seu rendimento. Apenas alinhando e comunicando de maneira transparente e clara os objetivos da empresa com seus colaboradores, desde a base da pirâmide até os mais altos cargos de gestão, será possível alçar vôos mais altos. 

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